A Unidade de Acolhimento (UA) é uma instituição pública voltada a fornecer apoio a pessoas que estejam em condição de vulnerabilidade social e/ou familiar ocasionadas por consumo de álcool e outras drogas. Ao acolher um cidadão, a UA disponibiliza acompanhamento terapêutico e proteção temporária.
A estrutura de uma Unidade de Acolhimento é disponibilizada em casas preparadas para receber pessoas que estejam em tratamento nos CAPS (Centro de Atenção Psicossocial).
Existem dois tipos de UAs: a Unidade de Acolhimento Adulto (UAA) e a Unidade de Acolhimento Infanto-Juvenil (UAI). Veja as diferenças:
Unidade de Acolhimento Adulto (UAA)
Para pessoas maiores de 18 anos, de ambos os sexos. Recebe até 15 adultos por um período de até 6 meses. Nas UAA, o indivíduo tem auxílio para estudar, buscar empregos e encontrar outras alternativas de moradia.
Unidade de Acolhimento Infanto-Juvenil (UAI)
Para pessoas entre 10 e 18 anos incompletos, de ambos os sexos. Abriga até 10 crianças e adolescentes por até 6 meses. Nas UAI, o jovem recebe orientações de acordo com os preceitos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Além disso, ele tem garantidos os direitos de moradia, educação e convivência familiar.
Como dar entrada na Unidade de Acolhimento
O ingresso em uma UAA ou UAI é determinado pelo CAPS (Centro de Atenção Psicossocial). Uma vez que o jovem ou o adulto esteja sob os cuidados do CAPS, uma indicação é feita para ocorrer a transferência a uma unidade de acolhimento.
Endereço Unidade de Acolhimento Virgínia
CRAS CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
- RUA ANTONIO DA ROCHA BRITO, 439 – CENTRO – Virgínia – MG
Fonte: Portal Brasileiro de Dados Abertos
Telefone Unidade de Acolhimento Virgínia
Para consultar o telefone da unidade, é possível entrar em contato com a Área Técnica de Saúde Mental do Ministério da Saúde. O número é (61) 3315-9144.
* Se o telefone estiver desatualizado, avise o site. Deixe uma mensagem para que possamos fazer a atualização.
Unidades de Acolhimento MDS
As Unidades de Acolhimento são administradas pelo MDS (Ministério do Desenvolvimento Social). Este setor do governo é o responsável por projetar ações e desenvolver projetos de assistência social para pessoas em condição de vulnerabilidade.
Além da UAA e da UAI, o MDS também disponibiliza estrutura e serviços de acompanhamento para:
- Pessoas idosas
- Pessoas com deficiência
- Mulheres em situação de violência
- Pessoas em situação de calamidades e emergência
- Pessoas em situação de rua
- Esses serviços são prestados através de centros como o CRAS CRAS (Centro de Referência e Assistência Social), o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e Centro POP (Centro de Referência Especializado à População em Situação de Rua).