CREAS Gaspar – SC → Endereço e Atendimento

CREAS é a sigla para Centro de Referência Especializado de Assistência Social. Trata-se de um local público administrado pelo MDS (Ministério do Desenvolvimento Social) cuja função é atender famílias e pessoas em condição de risco social, assim como cidadãos que tiveram seus direitos básicos violados.

É comum o CREAS ser confundido com o CRAS, outro serviço sob os cuidados do MDS. Mas enquanto o CRAS atua para prevenir situações de vulnerabilidade social, o CREAS promove ações para controlar os impactos que já foram causados na população.

As unidades do CREAS são compostas por profissionais de assistência social preparados para atender pessoas que sofreram algum tipo de violência física, psicológica ou sexual.  Além disso, o centro também presta auxílio a indivíduos em condição de ameaça, abandono, negligência, discriminação social e maus tratos.

Endereço CREAS Gaspar

  • RUA AVENIDA DAS COMUNIDADES, 133 – sala 18 – CENTRO – Gaspar – SC

CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social

Fonte: Portal Brasileiro de Dados Abertos

Telefone CREAS

Para obter informações sobre o atendimento do CREAS no município, é possível entrar em contato com o MDS pelo número 0800 707 2003. A ligação é gratuita, e deve ser feita de telefones fixos.

Atribuições do CREAS

O CREAS oferece apoio acrianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e mulheres que passaram por episódios relacionados a violência (psicológica, sexual ou física), tráfico de pessoas, bem como risco pessoal e social relacionados a uso de drogas.

A partir deste contexto, o centro promove ações para acolher as pessoas afetadas. Posteriormente, é realizado um acompanhamento para fortalecer os vínculos familiares e comunitários dos cidadãos. O trabalho realizado pelas equipes do CREAS visa a superação do problema apresentado e a reinserção do indivíduo no ambiente social.

O acesso ao CREAS é feito de forma espontânea, ou seja, basta a pessoa se dirigir à unidade. Há também situações em que o cidadão é encaminhando pelo Serviço Especializado em Abordagem Social ou por outros serviços de assistência social.

Manual CREAS PDF

O MDS preparou um caderno com informações sobre o CREAS. O documento possui uma série de perguntas e respostas relacionadas ao centro. Este material disponibilizado em arquivo PDF é voltado para orientar gestores de estados e municípios sobre os principais conceitos e atribuições operacionais do CREAS. Esses são alguns tópicos presentes no material:

  • O que é Proteção Social Especial?
  • O que é Proteção Social Especial de Média Complexidade?
  • O que é Proteção Social Especial de Alta Complexidade?
  • O que é Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS?
  • Normativas de serviços especializados ofertados pelo CREAS
  • Qual é o público que pode ser atendido pelo CREAS
  • Quais são os eixos norteadores do CREAS
  • Quais são os objetivos dos serviços ofertados pelo CREAS

Acesse manual do CREAS em PDF para ver o conteúdo completo.

CREAS MDS

O CREAS é um centro gerenciado pelo MDS (Ministério do Desenvolvimento Social). Fica a cargo da pasta desenvolver ações e projetos de assistência social para os cidadãos.

Além do CREAS, o MDS também administra outras instalações que atendem aos cidadãos, como o CRAS (Centro de Referência e Assistência Social), o Centro POP (Centro de Referência Especializado à População em Situação de Rua) e as UAA (Unidade de Acolhimento).