CNH Social DF

Entenda como funciona o processo para dar entrada na CNH Social DF

A CNH é um dos documentos mais caros para o brasileiro, pois a sua expedição contempla uma extensa lista de etapas e todas elas com algum custo.

A saber: realização de exames médicos, de aulas e, caso se tenha reprovação nos testes, é preciso arcar com o custo de uma segunda prova.

Com tanto dinheiro envolvido, muita gente acaba sem condições de emitir a sua CNH, ainda que precise dela para empreender e melhorar de vida.

Felizmente, o Departamento Estadual de Trânsito do Distrito Federal (Detran DF) tem um programa chamado CNH Social.

O Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem em Transportes (SENAT) são outros dois órgãos que participam da realização da CNH Social, meio pelo qual as pessoas com menos condições podem se habilitar para dirigir.

Conheça mais sobre isso neste artigo e aprenda como conseguir a CNH Social DF.


Detran DF CNH Social

A CNH Social DF é um projeto com o qual se pode adicionar alguma categoria à carteira de motorista ou tirar a sua primeira habilitação.

Muitas vezes, também é possível fazer uso desse projeto para renovação de CNH.

Entretanto, tem-se alguns critérios para ter a habilitação de graça, como:

Há diversas dúvidas a respeito daquilo que o Detran DF considera baixa renda; afinal, o programa CNH Social não é um padrão desse órgão, ou seja, cada Estado que o realiza pode ter seus próprios critérios.

Contudo, uma forma bem segura de se enquadrar na baixa renda é tendo R$ 178,00 como renda per capita, pois essa é a exigência para estar no Bolsa Família.


CNH Social DF SEST SENAT

O SEST e o SENAT são dois órgãos que também divulgam a existência de programas de CNH Social DF; dessa forma, as pessoas que querem usar esse recurso para se habilitar devem prestar atenção constante em seu site clicando aqui.

Sendo órgãos integrantes do Sistema S, conhecido no país todo, o SEST SENAT anuncia apenas os procedimentos de CNH Social para a categoria B; esta é a necessária para conduzir, por exemplo, os furgões utilizados por empresas.

Porém, vale a pena ressaltar que, muitas vezes, o Detran libera habilitação social para quem tem interesse em categoria A também, categoria referente às motos.

No link do SEST SENAT, há um cronograma de editais que você encontrará ao descer um pouco a página.

Assim que houver inscrições para a CNH Social DF, existirá um edital comunicando e fornecendo instruções.

Vale destacar que as inscrições para habilitação social podem ser liberadas em qualquer período do ano.


CNH Social DF de graça

Para conseguir a CNH Social DF, é preciso estar sempre de olho no site do SEST SENAT (fornecido acima) e no site do Detran DF (clique aqui).

A quantidade de vagas para tirar a carteira de habilitação gratuitamente é controlada e, por isso, quanto mais cedo o cidadão fizer a inscrição, melhor.

Primeiro, o órgão espera que a quantidade máxima de cadastros seja alcançada; depois, ele prioriza a concessão da CNH Social aqueles que têm menos renda.

Normalmente, o edital explica como o Detran ou o SEST/SENAT escolhem os beneficiados.

Os documentos usados para requisitar a carteira de habilitação são os seguintes:

  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • RG;
  • Comprovante do CadÚnico;
  • Comprovante de residência atualizado

Quando o cidadão entra para o CadÚnico, o Prefeitura ou o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) tendem a fornecer um comprovante.

Se você não o tem, pode solicitar uma declaração que confirme que você está no Cadastro Único atualmente.


CNH Social DF inscrições

CNH Social DF inscrições

O Detran DF não tem data prevista para conceder a CNH Social DF; entretanto, as pessoas que se interessam por tirar a sua habilitação podem se preparar enquanto isso.

Uma dica é fazer o Cadastro Único, caso ainda não se tenha um; possuindo baixa renda, bastará levar os comprovantes disso à Prefeitura ou ao CRAS (preferencialmente).

Quem já está no CadÚnico deve procurar o CRAS para ter certeza de que todas as informações estão atualizadas.

É importante reforçar que as inscrições para a CNH Social DF tendem a acabar rápido porque são em número limitado. Desse modo, estar constantemente informado via SEST SENAT ou Detran é primordial.

Inclusive, além de ficar retornando sempre ao site do Detran DF, é indicado contatar as suas unidades de vez em quando para saber sobre as previsões de inscrição.

A sua sede está em SAM Lote A Bloco B e há dois telefones: o (61) 3120 9800 e o 154.

Além disso, há quase 20 postos de atendimento contemplando regiões como Brazlândia, Recanto das Emas, Taguatinga, Asa Norte e mais.

Acesse aqui para ver todos os postos de atendimento do Detran DF.

Deixe um comentário