Unidade de Acolhimento Mogi Das Cruzes – SP → Endereço e Atendimento

A Unidade de Acolhimento (UA) é uma instituição pública voltada a fornecer apoio a pessoas que estejam em condição de vulnerabilidade social e/ou familiar ocasionadas por consumo de álcool e outras drogas. Ao acolher um cidadão, a UA disponibiliza acompanhamento terapêutico e proteção temporária.

A estrutura de uma Unidade de Acolhimento é disponibilizada em casas preparadas para receber pessoas que estejam em tratamento nos CAPS (Centro de Atenção Psicossocial).

Existem dois tipos de UAs: a Unidade de Acolhimento Adulto (UAA) e a Unidade de Acolhimento Infanto-Juvenil (UAI). Veja as diferenças:

Unidade de Acolhimento Adulto (UAA)

Para pessoas maiores de 18 anos, de ambos os sexos. Recebe até 15 adultos por um período de até 6 meses. Nas UAA, o indivíduo tem auxílio para estudar, buscar empregos e encontrar outras alternativas de moradia.

Unidade de Acolhimento Infanto-Juvenil (UAI)

Para pessoas entre 10 e 18 anos incompletos, de ambos os sexos. Abriga até 10 crianças e adolescentes por até 6 meses. Nas UAI, o jovem recebe orientações de acordo com os preceitos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Além disso, ele tem garantidos os direitos de moradia, educação e convivência familiar.

Como dar entrada na Unidade de Acolhimento

O ingresso em uma UAA ou UAI é determinado pelo CAPS (Centro de Atenção Psicossocial). Uma vez que o jovem ou o adulto esteja sob os cuidados do CAPS, uma indicação é feita para ocorrer a transferência a uma unidade de acolhimento.

Endereço Unidade de Acolhimento Mogi Das Cruzes

UNIDADE DE ACOLHIMENTO ASSOCIAÇÃO MANUEL MARIA ESTÂNCIA RENASCER

  • ESTRADA Santa Catarina, 700 – Cesar de Souza – Mogi Das Cruzes – SP

Unidade de Acolhimento MDS

Fonte: Portal Brasileiro de Dados Abertos

Telefone Unidade de Acolhimento Mogi Das Cruzes

Para consultar o telefone da unidade, é possível entrar em contato com a Área Técnica de Saúde Mental do Ministério da Saúde. O número é (61) 3315-9144.

* Se o telefone estiver desatualizado, avise o site. Deixe uma mensagem para que possamos fazer a atualização.

Unidades de Acolhimento MDS

As Unidades de Acolhimento são administradas pelo MDS (Ministério do Desenvolvimento Social). Este setor do governo é o responsável por projetar ações e desenvolver projetos de assistência social para pessoas em condição de vulnerabilidade.

Além da UAA e da UAI, o MDS também disponibiliza estrutura e serviços de acompanhamento para:

  • Pessoas idosas
  • Pessoas com deficiência
  • Mulheres em situação de violência
  • Pessoas em situação de calamidades e emergência
  • Pessoas em situação de rua
  • Esses serviços são prestados através de centros como o CRAS CRAS (Centro de Referência e Assistência Social), o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e Centro POP (Centro de Referência Especializado à População em Situação de Rua).