CNH Social ES

Arcar com todos os gastos necessários para emitir a CNH ES (Carteira Nacional de Habilitação) é difícil para grande parte da população, tendo ou não baixa renda.

Além das aulas necessárias na autoescola, o cidadão tem de pagar os exames médicos necessários e, normalmente, o processo todo fica acima dos R$ 1.000,00.

Se os gastos envolvidos são altos para quem tem uma condição financeira média, para quem está em uma família com maior dificuldade torna-se quase impossível tirar a carteira de motorista.

É para permitir isso que existe o programa CNH Social em vários pontos do país, como no Espírito Santo.

Ele é gerenciado por duas instituições especiais: o Serviço Nacional de Aprendizagem em Transporte (SENAT) e o Serviço Social do Transporte (SEST), servindo para tornar a emissão da CNH uma possibilidade para todos os cidadãos.

CNH Social ES


CNH Social ES: como funciona

Com o CNH Social ES, a pessoa que tem o desejo de dirigir motos e carros pode fazer todos os processos com um custo mais acessível.

Há diversas autoescolas no Espírito Santo que já aderiram a essa iniciativa federal, cadastrando-se e oferecendo aulas teóricas e práticas mais baratas para os escolhidos do SEST SENAT.

Outros estabelecimentos cadastrados no Espírito Santo são as clínicas médicas que avaliam a condição física do futuro motorista, como a sua visão e a coordenação motora.

Por fim, a iniciativa do SEST SENAT também tem a participação de clínicas de avaliação psicotécnica, que é a análise psicológica necessária para que uma pessoa dirija.

O cidadão de baixa renda interessado tem de fazer sua inscrição no CNH Social ES e esperar pela seleção do Serviço Nacional de Aprendizagem em Transporte e do Serviço Social do Transporte.

Caso selecionado, o cidadão precisa ir a uma das autoescolas participantes para começar as suas aulas.


Detran ES CNH Social

O DETRAN ES também participa da gestão do Programa CNH Social ES.

No último ano, por exemplo, as inscrições aconteceram em maio e o órgão tinha 2.500 vagas para o processo de emissão de carteira de motorista.

Porém, o DETRAN capixaba concedeu uma segunda chance no mês de setembro e os candidatos a se tornar habilitados para dirigir podem se inscrever de novo.

Destaca-se que as vagas para a CNH Social ES no segundo semestre são de 2.500 novamente.


CNH Social ES requisitos

Os candidatos a ter uma CNH Social ES devem ser de baixa renda, mas esse conceito pode parecer aberto demais para alguns.

Para facilitar, essas pessoas precisam ser parte de famílias elegíveis para o Cadastro Único dos Programas Sociais (CadÚnico).

Basta usar o Bolsa Família como uma referência: este é o principal programa social ao qual o CadÚnico dá direito e, para receber esse auxílio mensal, a renda per capita máxima deve ser de R$ 178,00.

Desse modo, quem se enquadra nesse parâmetro pode ser um candidato para ter a CNH Social.

O cidadão cuja renda per capita da família se encaixa nesse critério pode procurar a prefeitura ou o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) para se inscrever no CadÚnico.

Os documentos a ser mostrados serão:

  • Comprovante de endereço atualizado;
  • CPF;
  • Título de eleitor;
  • Comprovante de renda atualizado;
  • Certidão de casamento ou nascimento;
  • Documento oficial de identidade com foto

Quem está interessado em tirar a sua CNH Social ES deve levar tanto os seus documentos quanto a documentação dos familiares.

Possivelmente, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) avaliará a solicitação de ingresso no CadÚnico em alguns dias.

Devido a isso, a pessoa que quer a carteira de motorista social deve fazer seu cadastro no CadÚnico o mais rápido que puder.


CNH Social ES inscrição

Para a solicitação de CNH Social ES:

  • Acesse o site do DETRAN Espírito Santo aqui;
  • Insira todos os dados pedidos e não se esqueça do seu NIS porque é com esse número que será comprovada a participação no CadÚnico;
  • Clique em “Continuar” e siga as instruções

Depois que a inscrição para a CNH Social ES estiver finalizada, tenha atenção às informações do DETRAN sobre os resultados e como dar início à emissão da carteira de motorista.

CNH Social ES inscrição


Detran ES unidades

Quem está esperando a inscrição para tirar a CNH Social ES ou já está inscrito e tem dúvidas precisa tratar diretamente com o DETRAN do Espírito Santo.

A sua sede se encontra em Vitória, na Avenida Fernando Ferrari, n° 1.080, no bairro Mata da Praia.

Todavia, o DETRAN Espírito Santo também tem várias unidades de atendimento onde as dúvidas sobre a CNH Social podem ser esclarecidas. Para encontrar uma dessas unidades:

  • Clique aqui;
  • Selecione a região onde você mora ou a mais próxima

Importante dizer que o horário padrão de atendimento é das 9h às 17h.