Centro POP São José Dos Pinhais – PR → Endereço e Atendimento

O Centro POP  é uma instalação pública preparada para fornecer assistência a pessoas que vivem em situação de rua. Vinculado ao MDS (Ministério do Desenvolvimento Social), este serviço foi estruturado para prestar auxílio à população jovem e adulta.

Ao acolher um cidadão, o POP realiza ações de âmbito individual e coletivo voltados a desenvolver a socialização dos indivíduos. Um conjunto de atividades promovidas pelo centro visa estimular o convívio social, além de transmitir conhecimentos sobre respeito, solidariedade e afetividade.

Para completar, a instituição também atua como um ponto de apoio a pessoas que vivem nas ruas, uma vez que fornece condições apropriadas para:

  • Armazenamento de pertences
  • Higiene pessoal
  • Alimentação
  • Emissão de documentos

Endereço Centro POP São José Dos Pinhais

  • RUA Nações Unidas, 587 – CIDADE JARDIM – São José Dos Pinhais – PR – 83035100

Centro POP (Centro de Referência Especializado à População em Situação de Rua)

Fonte: Portal Brasileiro de Dados Abertos

Telefone Centro POP

Para obter informações sobre o atendimento do Centro POP, é possível entrar em contato com o MDS pelo número 0800 707 2003. A ligação é gratuita e deve ser feita de um telefone fixo.

Objetivos do Centro POP

O Centro POP tem como principal função abrigar pessoas que são consideradas moradoras de rua. Ao dar entrada em uma unidade, o cidadão tem a oportunidade de participar de uma série de ações voltadas a melhorar sua condição social.

Além disso, as unidades do Serviço estão preparadas para:

  • Desenvolver atividades de reinserção familiar e/ou comunitária;
  • Fornecer condições para restaurar e preservar a integridade e a autonomia da população em situação de rua;
  • Possibilitar meios de construção ou reconstrução de novos projetos de vida dos cidadãos.

Público atendido pelo Centro POP

O Centro POP (Centro de Referência Especializado à População em Situação de Rua) atende jovens, adultos, idosos e famílias que utilizam os espaços urbanos como moradia ou meio de sobrevivência. É válido ressaltar que crianças e adolescentes só podem ser aceitos pelo Serviço se estiveram acompanhados por um familiar ou por um responsável.

Como dar entrada no Centro POP

O acesso a qualquer instalação do Centro POP é feito de forma espontânea, ou seja, o morador de rua pode ingressar no Serviço quando desejar. Em paralelo, as equipes de assistência social do município também podem realizar o encaminhamento do cidadão para uma unidade.

Centro POP MDS

O Centro POP é mantido e administrado com recursos do MDS (Ministério do Desenvolvimento Social). Essa divisão do governo é responsável por elaborar e colocar em prática projetos de assistência social para a população brasileira.

Além do Centro POP, o MDS também gerencia outras instalações que atendem aos cidadãos, como o CRAS (Centro de Referência e Assistência Social), o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e as UAA (Unidade de Acolhimento).

Também fica a cargo do Ministério, o controle de importantes programas sociais para famílias em situação de vulnerabilidade. O maior deles é o Bolsa Família.

Cartilha Centro POP – Perguntas e Respostas

O Centro POP possui uma cartilha cujo conteúdo apresenta uma série de perguntas e respostas sobre a operação das unidades. Este documento é uma espécie de manual com orientações técnicas sobre o Serviço. Acesse a Cartilha do Centro POP para consultar as informações completas.